A importância de documentar
Mesmo antes de conceber este meu serviço como ele é hoje, eu sabia que queria dar às famílias algo que fosse verdadeiramente significativo e que fosse ganhando valor com o passar do tempo porque os dias podem ser longos mas os anos passam depressa e sem nos darmos muito por conta tudo vai mudando com esta passagem.
Depois da minha primeira sessão, que foi em casa por questões práticas, cheguei a conclusão que é nas suas casas que eu consigo conhecer melhor e ver melhor as pessoas e as famílias como elas são. Eu não tenho pretensões de fazer uma sessão que seja perfeita, como parte de uma revista de lifestyle, todos bem vestidos e sorridentes, porque não é assim, simplesmente não é. E outra, eu não gosto de clichês. Detesto. Eu gosto de capturar as peculiaridades, os detalhes que fazem cada um e cada família única e especial na sua forma de ser e estar.
Eu confesso que chego a casa da pessoas um bocado ansiosa. Eu sei quem vai lá estar porque a mãe respondeu previamente ao meu questionário mas estou ansiosa por estar com as pessoas daquela família e vê-los na vida real, ao vivo, a interagirem comigo e entre eles. É engraçado porque eu não sou a pessoa mais extrovertida do mundo mas eu gosto genuinamente de estar com as pessoas e ao longo da sessão vamos conversando e no fundo vejo sempre que temos todos tanto em comum e faz me bem partilhar e ouvir as suas partilhas. As fotos surgem disto também, destas partilhas, de perceber o que é importante para as pessoas, o que elas não querem esquecer, o que querem guardar desta fase das suas vidas. E isto serve para as crianças também. Eu adoro ser convidada entrar nos seus quartos e que me mostrem os brinquedos preferidos e os desenhos que têm na parede. Eu também tive os meus brinquedos preferidos, alguns até tenho lá em casa no meio dos brinquedos dos meus filhos, mas de tantos outros quem me dera ter as imagens porque o tempo está passando para a mim também e a minha memória já não é a mesma.. Fotografar é a minha ferramenta e eu tenho sempre em mente quando fotografo uma família o quão útil esta minha ferramenta é.
Esta sessão foi isto tudo, estivemos quase 3 horas juntos e até dançamos Frozen no jardim já perto do fim. Estas crianças são exatamente como a mãe as descreveu, cheias de vida, energia para dar e vender, selvagens e alegres, adoram esportes e adoram brincar no jardim. Eu corri muito atrás deles e dei o meu máximo para os acompanhar nesta energia toda. O email que eu recebi quando entreguei este trabalho foi o mais bonito que já recebi e vou guardar para sempre.
Agora vamos às images.